Função CONCATENAR
O termo "concatenar" é muito utilizado em linguagem de programação, e seu sentido não foge à regra que estudaremos. A função CONCATENAR () que será abordada, tem a singela função de unir dois argumentos textuais ou mais. Vejamos o conceito da função segundo o suporte do Office:
A função CONCATENAR agrupa até 255 cadeias de texto em uma cadeia de texto. Os itens agrupados podem ser texto, números, referências de células ou uma combinação desses itens.
Sintaxe: = CONCATENAR(texto1;[texto2];...)
No qual, o primeiro argumento (texto1) é obrigatório e [texto2] é opcional. Atentemos para esse detalhe encontrados nas fórmulas: entre colchetes [ ] os termos são opcionais.
Vejamos sua aplicação:
- Construa a planilha a seguir (Figura 1) e observe a estrutura das palavras, pois iremos concatená-las e daremos sentido à união das mesmas.
Figura 1 - Agora, na coluna H (Figura 2) temos os espaços nos quais serão inseridos as fórmulas que realizarão a concatenação. Veja os argumentos:
Figura 2 - Em nosso exemplo temos 5 argumentos dentro da função separados por ";"(ponto e vírgula), nos quais, respectivamente, apresentam 3 textos e 2 espaços entre os textos, reparem também que os termos da primeira linha B3, D8 e F8 fazem referência as suas respectivas células. Os espaços devem ser colocados entre aspas duplas (" "), pois o Excel interpreta como texto tudo o que colocarmos dentro das mesmas. Logo, se um espaço for colocado entre aspas duplas, será considerado como texto na concatenação. Vejamos (Figura 3) separadamente cada argumento por cores, associados às suas referências:
Figura 3 - Como resultado final temos a concatenação perfeita (Figura 4). Futuramente estaremos vendo a fórmula CONCATENAR aninhada a condições, resultados e apresentações; trabalhos do gênero são desenvolvidos por profissionais de departamentos de recursos humanos. Além da função concatenar, o símbolo "&" realiza a mesma função unindo os textos ("Eu" &"vou" &"com você!"). Veremos esse tipo de aplicação quando criarmos fórmulas.
Figura 4
Até a próxima meus caros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário