Construct 2 - Mario

Mario

Material

1.       Projeto Vazio (New Empty Project)
2.       Propriedades do Layout (Layout Size) (640,480)
3.       Inserir CENÁRIO:
a.       Inserir novo objeto (Insert New Object)
b.      Opção Sprite, menu abrir (open), escolha o cenário;
c.       Propriedades do Objeto inserido, Common, Position (320,240)
d.      Bloquear a Layer e inserir a nova Layer para movimentação do personagem;
4.       Inserir o CHÃO:
a.       Inserir novo objeto (Insert New Object)
b.      Opção Sprite, menu abrir (open), escolha uma imagem de cor singular para facilitar a visualização;
c.       Chão selecionado, escolha, nas propriedades do objeto, a opção Behaviors (Comportamento);
d.      Adicione o comportamento Solid e bloqueie a layer;
e.      Adicione  mais uma layer;
f.        Tornar invisível.
5.       Inserir Personagem (SENSOR):
a.       Inserir novo objeto (Insert New Object)
b.      Opção Sprite, menu abrir (open) e selecionar uma imagem semelhante o chão de forma singular para diferenciar objetos;
c.       Adicionar comportamento (Behaviors) Platform;
d.      Utilize o image point e alinhe o sensor.
e.      Tornar invisível.
6.       Inserir Personagem:
a.       Inserir novo objeto (Insert New Object);
b.      Opção Sprite, menu abrir (open), selecionar personagem PARADO;
c.       Aplicar Crop (centraliza o personagem eliminando os excessos do PNG);
d.      Aplique as mesmas dimensões do personagem após o Crop, ao objeto SENSOR;
e.      Adicionar comportamento (Behaviors) Pin, editar animações;
7.       Inserir Objeto Teclado
8.       Edição das Animações:
a.       Adicionar as animações PARADO, ANDANDO e PULO;
b.      Para adicionar as animações de ANDANDO, importe os frames (import frames) e busque pelas imagens do personagem se movimentando;
c.       Aplique a ferramenta crop em todas as animações;
d.      Teste as animações com PREVIEW e ative o Loop;
e.      Para alinhar as imagens do personagem, utilize o image point e alinhe os pontos em baixo de cada imagem.
f.        Posicione o Personagem e o Sensor, alinhando-os;
Configurando os Eventos (Event Sheet):




Pontos e Vidas

1.       Inserir objeto TEXTO:
2.       Inserir o OBJETO DE PONTOS (MOEDA – COIN):
a.       Colocar animação ao objeto.
b.      Colocar a interação com o personagem ao tocar (será destruído);
3.       Inserir uma Instância Variável
a.       Texto selecionado, adicionar instance variables, dar um nome à variável;
b.      Adicionar uma ação ao colidir e destruir a moeda (pontuação);
c.       Instance variable, escolher a variável e adicionar um valor;
d.      Adicionar alteração textual, em configurações (set text), objects expressions, escolher pontuação, instance variables, e logo após escolher a variável.
4.       Inserir Vidas:
a.       Inserir Variável Global;
b.      Apresentar a variável global;


Eventos das Telas
Tela de introdução, aba eventos:






Tela inicial do jogo, aba eventos:





Um comentário:

  1. Professor Henderson gostei muito desse seu blog.Assim Vou aprender um pouco a criar meu próprio jogo no " Construct".✌

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