1.
Projeto Vazio (New Empty Project)
2.
Propriedades do Layout (Layout Size) (640,480)
3.
Inserir CENÁRIO:
a.
Inserir novo objeto (Insert New Object)
b.
Opção Sprite,
menu abrir (open), escolha o cenário;
c.
Propriedades do Objeto inserido, Common,
Position (320,240)
d.
Bloquear a Layer e inserir a nova Layer para
movimentação do personagem;
4.
Inserir o CHÃO:
a.
Inserir novo objeto (Insert New Object)
b.
Opção Sprite,
menu abrir (open), escolha uma imagem de cor singular para facilitar a
visualização;
c.
Chão selecionado, escolha, nas propriedades do
objeto, a opção Behaviors
(Comportamento);
d.
Adicione o comportamento Solid e bloqueie a layer;
e.
Adicione mais uma layer;
f.
Tornar invisível.
5.
Inserir
Personagem (SENSOR):
a.
Inserir novo objeto (Insert New Object)
b.
Opção Sprite,
menu abrir (open) e selecionar uma imagem semelhante o chão de forma
singular para diferenciar objetos;
c.
Adicionar comportamento (Behaviors) Platform;
d.
Utilize o
image point e alinhe o sensor.
e.
Tornar invisível.
6.
Inserir Personagem:
a.
Inserir novo objeto (Insert New Object);
b.
Opção Sprite,
menu abrir (open), selecionar personagem PARADO;
c.
Aplicar Crop
(centraliza o personagem eliminando os excessos do PNG);
d.
Aplique as mesmas dimensões do personagem após o Crop, ao objeto SENSOR;
e.
Adicionar comportamento (Behaviors) Pin, editar animações;
7. Inserir Objeto Teclado
8. Edição das Animações:
a.
Adicionar as animações PARADO, ANDANDO e PULO;
b.
Para adicionar as animações de ANDANDO, importe os frames (import
frames) e busque pelas imagens do personagem se movimentando;
c.
Aplique a ferramenta crop em todas as animações;
d.
Teste as animações com PREVIEW e ative o Loop;
e.
Para alinhar as imagens do personagem, utilize o image point e alinhe os pontos em
baixo de cada imagem.
f.
Posicione o Personagem e o Sensor, alinhando-os;
Configurando os Eventos (Event Sheet):
Pontos e Vidas
1.
Inserir objeto TEXTO:
2.
Inserir o OBJETO
DE PONTOS (MOEDA – COIN):
a.
Colocar animação ao objeto.
b.
Colocar a interação com o personagem ao tocar
(será destruído);
3.
Inserir uma
Instância Variável
a.
Texto selecionado, adicionar instance variables,
dar um nome à variável;
b.
Adicionar uma ação ao colidir e destruir a moeda
(pontuação);
c.
Instance
variable, escolher a variável e adicionar um valor;
d.
Adicionar alteração textual, em configurações
(set text), objects expressions, escolher pontuação, instance variables, e logo
após escolher a variável.
4.
Inserir Vidas:
a.
Inserir Variável Global;
b.
Apresentar a variável global;
Professor Henderson gostei muito desse seu blog.Assim Vou aprender um pouco a criar meu próprio jogo no " Construct".✌
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