Condicionando NOTAS de ALUNOS
Como vimos, é bem simples a aplicação da função
SE, e usaremos as funções E e OU aninhadas
a ela. Em teste_lógico você determina sua condição, que
praticamente pode ser qualquer coisa; em sequência atribuímos os dados como
resultado, caso seja verdadeiro ou falso.
Vejamos a planilha (Figura 1) que contém as
notas de 4 alunos e as condições (testes lógicos).
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Figura 1 |
Possuímos quatro condições para definir a situação
de cada aluno, propositalmente colocaremos uma situação para cada condição. Mas
antes disso devemos explicar os títulos Média e Situação,
no qual a média é calculada com base nas notas dos alunos em
cada bimestre (matemática básica) e a situação será as
condições (Aprovado, Final, Reposição e Reprovado). Agora com as notas
devidamente preenchidas (Figura 2) temos:
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Figura 2 |
Notemos que o aluno Sniper não
possui a nota do 2º Bimestre e pré-analisando as médias, já sabemos pelas
condições quem está reprovado, na final, aprovado e em reposição. Mas para
ficar melhor, queremos que automaticamente na coluna com título "Situação" seja
apresentada os resultados, para isso usaremos uma fórmula extensa (Figura 3)
e contendo as funções SE, E, OU e ÉCÉL.VAZIA. Esta fórmula digitaremos na célula H5.
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Figura 3 |
Não nos preocupemos em analisar a fórmula toda de uma vez só, iremos destrinchar parte por parte para melhor compreendê-la. Vejamos o início da fórmula que inicia-se pela função SE, então vamos ver os argumentos da mesma (Figura 4).
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Figura 4 |
A função OU é o teste_lógico inicial da função SE, como mostra a Figura 4.
Percebam que a função OU contem a função ÉCÉL.VAZIA como argumento de seus testes lógicos 1, 2, 3 e 4 (Figura 5, 6, 7 e 8).
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Figura 5 |
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Figura 6 |
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Figura 7 |
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Figura 8 |
Notem que as referências (C5, D5, E5 e F5) da função ÉCÉL.VAZIA são justamente as notas de cada bimestre. A função ÉCÉL.VAZIA irá ver se existe ou não uma nota nas células, e a função OU necessita que apenas um dos testes_lógicos seja verdadeiro para que vigore o segundo argumento ("Reposição") da função SE (Figura 9), caso contrário (se todas as células estiverem devidamente preenchidas), o valor_se_falso entrará em vigor (Figura 10).
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Figura 9 |
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Figura 10 |
Analisando o terceiro argumento da função SE presente na Figura 10, percebemos que há muitas outras funções SE's aninhadas. A compreensão do porquê de estarem aninhadas, se dá ao fato das condições expostas em nossa planilha. Observe-as (Figura 11):
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Figura 11 |
Logo, se todas as células da linha 5 que correspondem as notas do 1º, 2º, 3º e 4º bimestre estiverem preenchidas nos apresentará uma média, e posteriormente a fórmula irá testar cada condição apresentada acima. A primeira (na figura 11, porém é a segunda na fórmula) é, se a média for igual ou acima (maior) que 7, estará aprovado (Figura 12):
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Figura 12 |
Na prática, a primeira condição testa a ausência de notas que nos trará a situação "Reposição", em seguida temos a segunda condição que verifica se a média (G5) é superior ou igual a 7, que nos trará a situação de "Aprovado" como valor_se_verdadeiro e como valor_se_falso, uma nova função SE contendo a condição que verifica se a média (G5) é inferior ou igual a 6 (sublinhado de vermelho). E a última condição presente na última função SE (Figura 13) verifica se o valor da média em G5 é maior ou igual a 6 e menor ou igual a 7, ou seja, se o valor está entre 6 e 7, incluindo 6 e 7.
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Figura 13 |
Logo, se o valor satisfazer o teste_lógico acima, o aluno estará na final. Caso contrário, se nenhuma das condições forem satisfeitas, o resultado será indefinido; contudo em nosso exemplo, para cada aluno, uma situação vigorou. Mas antes devemos copiar para as células abaixo a fórmula em H5. Vejamos como na Figura 14:
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Figura 14 |
Para tal, aponte para o canto verde da célula selecionada e o formato do ponteiro do mouse mudará para uma cruz, agora dê um duplo clique e as demais células serão preenchidas pela fórmula que automaticamente apresentará as situações dos demais alunos (Figura 15).
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Figura 15 |
Percebam que Sniper não possui a nota do 2º bimestre, sendo verificada pelo teste_lógico da função SE que inicia a fórmula, logo foi apresentada a situação "Reposição".
Apenas para efeito da aplicação das funções citadas que elaborei esta aula, porém muito mais ainda pode se fazer como aplicar uma opção de formatação condicional, ou usar a função ÉCÉL.VAZIA aninhada à média para não exibir a média caso houvesse ausência de alguma nota. O importante é que em mente sua deve ter aberto um leque de ideias provenientes da fórmula abordada nesta aula.
Até a próxima meus caros e qualquer dúvida é só comentar!
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