SEPARANDO NOME DE SOBRENOME
Esta fórmula contem 3 funções:
O objetivos das funções citadas será separar o nome do sobrenome, independentemente do comprimento dos textos. Para tal recomendo, em caso de dúvida, que vejam como cada função trabalha. No blog, as 3 funções já foram estudas, clique em qualquer uma delas e será redirecionado para a página correspondente.
Há necessidade do uso dessa fórmula em relatórios empresarias, controles por nome, ou em casos de banco de dados (BD) com uma estrutura condicional.
- Inicialmente iremos construir a nossa planilha, como demonstrado na Figura 1.
Figura 1 - Agora iremos inserir a fórmula na célula C3 (Figura 2), e logo após darei sua interpretação.
Figura 2 - Como já sabemos a função DIREITA (texto;núm_caract) retorna uma parte de um texto baseado no número de caracteres do mesmo (núm_caract). Em nosso caso o número de caracteres será definido pela diferença (subtração) das funções LOCALIZAR e NÚM.CARACT. Observe a figura 3.
Figura 3 - A parte de cor cinzenta representa o segundo argumento da função DIREITA, na qual estão contidas as demais funções. Vejamos na Figura 4 que a função NÚM.CARACT contará todos os caracteres da célula B3 nos trazendo o valor 15; e a função LOCALIZAR encontrará o primeiro espaço (" ") entre o nome e sobrenome no texto da célula B3, retornando a posição de número 10. Por fim, subtraindo estes valores, teremos o segundo argumento da função DIREITA, no caso o valor 5.
Figura 4 - Destrinchando o nosso primeiro nome na fórmula (Henderson Abreu), percebemos que a mesma terá no segundo argumento da função DIREITA o valor 5. Contando da direita para esquerda os caracteres do nome completo, nos trará o sobrenome Abreu. A mesma fórmula será aplicada aos demais nomes (Figura 5), mudando apenas as células B4 e depois B5.
Figura 5 - Note que o segredo está no espaço (" ") como primeiro argumento da função LOCALIZAR, pois ao encontrá-lo em cada nome completo trará a posição específica que subtraída da quantidade de caracteres, definirá o comprimento determinante da função DIREITA. Como resultado teremos (Figura 6).
Figura 6
Nenhum comentário:
Postar um comentário