sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Funções ESQUERDA e DIREITA

Função ESQUERDA e DIREITA


Quando se trata de extrairmos uma parte de uma palavra (texto) ou de um conjunto de letras e símbolos (modo texto), usamos a fórmula ESQUERDA () ou DIREITA (). O que diferencia uma da outra, é exatamente a posição de onde inicia-se a extração determinada pelo usuário através do segundo argumento. Complementando a linha de raciocínio, vejamos o conceito das funções segundo o suporte do Office:

ESQUERDA retorna o primeiro caractere ou caracteres em uma sequência de caracteres de texto baseado no número de caracteres especificado por você.

DIREITA retorna os últimos caracteres em uma sequência de caracteres de texto, com base no número de caracteres especificado.

Sintaxe: =ESQUERDA (texto; [núm_caract]) DIREITA (texto; [núm_caract])

No qual, o primeiro argumento (texto) pode ser uma referência de uma célula que contém um texto ou o próprio texto escrito na função, e [núm_caract] é o valor determinado pelo usuário que extrairá do texto a quantidade de letras.
  1. Para exercitarmos e compreendermos esta função, façamos a seguinte planilha (Figura 1) contendo tal estrutura:
    Editor Henderson
    Figura 1
  2. Agora, de forma sugestiva, aplicaremos as funções extraindo o primeiro nome com a função ESQUERDA e o segundo nome com a função DIREITA. Observe a Figura 2 e note os argumentos de cada função:
    Editor Henderson
    Figura 2
  3. Obviamente que o argumento da sintaxe [núm_caract] será o número correspondente à quantidade de letras, dependendo da função ESQUERDA ou DIREITA. Em suma, observando a função =ESQUERDA(B4;5) na célula C4, temos a referência B4 correspondente ao texto "Bruno Andrade" e logo após o separador de argumentos (;), temos o número 5, que da esquerda para direita, representa as 5 primeiras letras do texto. Como resultado temos as extrações apresentadas na Figura 3.
    Editor Henderson
    Figura 3
    Com certeza as funções são simples isoladamente, mas aninhadas com outras, podem nos surpreender nos resultados. Quando iniciarmos os trabalhos com fórmulas, entenderemos melhor suas utilidades. Até a próxima meus caros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário