Função LOCALIZAR
Embora o termo LOCALIZAR passe a ideia de encontrar algo em algum lugar, no Excel esta função exige certa atenção. Na prática, ela retorna o valor da posição de um texto em uma cadeia de textos.
Vejamos o conceito da função segundo o suporte do Office:
LOCALIZAR retorna o número do caractere no qual uma seqüência de caracteres ou de texto específica é primeiro encontrada, começando com núm_inicial.
Sintaxe: =LOCALIZAR (texto_procurado; no_texto; [núm_inicial])
Entendendo a função, o texto procurado é o que desejamos encontrar no texto a partir de um número inicial [núm_inicial]. Vejamos na prática:
- A Figura 1 apresenta-se com nomes e sobrenomes, copie-os para sua planilha:
Figura 1 - Insira a função LOCALIZAR ao lado de cada nome completo seguindo o exemplo (Figura 2)
Figura 2 - Agora vamos entender cada estrutura de argumentos contidos nas funções e suas interpretações. A começar pelo primeiro nome Eduardo Coimbra (Figura 3). Note que, o argumento inicial (texto_procurado) "i" é uma letra que não se repete, e será procurada no_texto "Eduardo Coimbra" a partir da primeira letra [núm_inicial] identificada no terceiro argumento pelo número 1. Como resultado, temos a posição 11 conforme a Figura 7; a linha vermelha indica a contagem até a posição 11, incluindo o espaço presente entre o nome e sobrenome.
Figura 3 - No próximo caso (Figura 4), seguindo a mesma ideia anterior, temos uma diferença no terceiro argumento [núm_inicial] que é o número 6, ele indica que o texto_procurado "a" será a partir da sexta letra, ou seja, encontrará a posição da segunda letra "a". Assim teremos a posição 9 conforme Figura 7.
Figura 4 - Já na Figura 5 temos o mesmo exemplo do item 3.
Figura 5 - A figura 6 nos traz uma situação diferente das demais, pois o texto_procurado "i" repete 3 vezes no nome completo. Contudo, o argumento [núm_inicial] indica que o primeiro "i" a ser encontrado deve ser após a letra de posição número 4; logo, o "i" encontrado será o segundo, de posição 6 conforme Figura 7.
Figura 6
Figura 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário